04/11/2015

A humanidade não evoluiu - prova #2

Tive um tempo atrás a idéia de fazer uma série de posts, mas acabei esquecendo. Como estou caçando assunto, achei um bom momento para retomar. O primeiro post, falando da clara questão das seções de comentários, está aqui e apresento agora a segunda prova dessa conclusão tão óbvia!

É incrível como as coisas mais simples podem levar a grandes reflexões. Hoje pela manhã, por exemplo, li uma frase no elevador do hotel da convenção da empresa que me fez perder completamente a (pouca) fé que tenho na humanidade. Além do aviso para “por favor checar se o elevador está no andar antes de entrar”, que por si já é ridículo e absurdo – para mim, a questão é pura e simples: quem tem o dom de entrar no elevador sem ele estar lá MERECE. Isso melhora a humanidade, é seleção natural. Seria um substituto interessante para os monstros pré-históricos que caçavam os homens das cavernas e devoravam os mais burros ou menos capazes/velozes/aptos. Hoje em dia a questão não é tanto física quanto intelectual, afinal a probabilidade de você ser devorado vivo enquanto atravessa a Faria Lima para bater aquele rango na hora do almoço é bem pequena. Não é nula, mas é bem pequena.

Powtaquepariu, que absurdo o quanto eu divago para falar de um assunto só!

Enfim, o que eu li foi que para economizar energia elétrica a dica do mês é “utilizar o elevador corretamente”. Obviamente é destinado a alguém que escapou da seleção natural – não sei como essa pessoa sobreviveu alguma vez a atravessar a rua, por exemplo. Usar o semáforo corretamente não é lá muito diferente de usar o elevador. Estou imaginando alguém entrando no elevador e olhando com cara de bobo o painel com os botões: “Hmmm... eu quero ir para o 5º andar, então... vou apertar... esse aqui!” *aperta o 1S* “Droga, não deu. Vou tentar... esse!” *aperta o 11*. Só piora que o hotel tem tipo DOIS andares, é algo como pegar elevador "level very easy".

Sinceramente, são coisas como essa que me dão a certeza absoluta de que falhamos como espécie. Aliás, acredito que devemos dar uma mãozinha para a seleção natural e programar todos os elevadores para aleatoriamente abrirem as portas sem o elevador está lá. Após retirar todas as plaquetas de aviso, claro. Com o tempo, vejo duas possibilidades: ou a humanidade se extingue (não custa sonhar...) ou pelo menos tornar-se-á mais inteligente. Aceito mais sugestões para subirmos um pouco a barra seletiva do serumano, se tiver alguma.

Nenhum comentário: